Nossa Escola

O Educandário Madre Güell é dirigido pelas Missionárias Filhas do Coração de Maria (ou Missionárias Cordimarianas).

Esta Congregação foi fundada pela Madre Maria Güell y Puig, no dia 14 de setembro de 1899, no Hospital de Cervera, Lérida, diocese de Solsona, Espanha. Da Fundadora da Congregação é que foi tomado o nome para o Colégio.

 As Missionárias Cordimarianas no Brasil
A caridade não tem limites. Esse era o anseio de Maria Güell: Levar o espírito cordimariano muito além de Cervera, Espanha. Levá-lo pelo mundo inteiro; fazer de cada Missionária Cordimariana uma mensageira da caridade.

 Surge o Colégio Educandário Madre Güell
Em 1956 nasceu pequenino e pobre o Educandário Madre Güell: Apenas 40 meninas carentes eram atendidas em regime de internato, num velho prédio, no Rio de Janeiro. Vencendo as dificuldades iniciais, o colégio cresceu e progrediu. Hoje em média 800 alunos, em dois turnos, freqüentam o Colégio dirigido pelas Missionárias Cordimarianas.

 

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

1- O Educandário Madre Güell a serviço da Educação:

1.1- O Estabelecimento como resposta ao direito à Educação:

Toda pessoa tem o direito inalienável a ser educada e dispor dos meios para receber educação. A escola é a resposta a este direito.

O fim da educação é conseguir o pleno desenvolvimento do aluno, a formação no respeito dos direitos e liberdade fundamental e o preparo para sua integração na sociedade pluralista atual, colaborando ativamente, na construção de um mundo mais humano que facilita a todos a própria realização.

1.2- O Estabelecimento aberto a todos:

Que todo aquele que deseja a educação que oferece o Educandário Madre Güell, possa recebê-la bem, facilitando a ação livre dos pais na educação dos filhos.

2- Identidade do Estabelecimento:

2.1- Escola da Igreja Católica:

O Educandário Madre Güell adere ao Magistério da Igreja Católica e fundamenta sua ação educativa numa concepção cristã do homem, da vida e do mundo. Insere-se na Igreja local e compartilha sua ação evangelizadora. É lugar de convivência, de amadurecimento, de valores, desenvolvendo sua missão fundamentada no Evangelho, animada por toda Comunidade Educativa que atua com critérios e atitudes cristãs.

2.2- Colégio Cordimariano:

As Missionárias Filhas do Coração de Maria, no seu exercício apostólico reconhecido pela igreja, tem a missão de educar na FÉ, ao serviço de todos, em colaboração com os pais na educação de seus filhos e inspirando-se no espírito da Congregação.

Fundamente seu trabalho:

* Suscitando uma atitude de respeito à personalidade individual dos seus educandos.

* Orientando todo seu esforço ao desenvolvimento integral da pessoa e a prepara para a vida….

3- Proposta de Educação Integral:

3.1- Na dimensão Pessoal projeta:

* Sentido de liberdade responsável, que permita tomar decisões coerentes.

* Abertura à vida e amor à verdade…

3.2- Na dimensão Social ajuda:

* A desenvolver a capacidade de diálogo e respeito, que possibilite a descoberta da riqueza do outro, fomentando a igualdade e a justiça…

* A inserção na realidade do pais, compartilhando seus anseios.

3.3- Na dimensão Cristã, projeta:

* Que o Ensino Religioso Escolar seja parte integrante da Educação na FÉ e da sua oferta, constituindo um diálogo entre FÉ e CULTURA.

* Criar ambiente de testemunho e vivência cristã à luz da Fé…

3.4- Valores e atitudes comportamentais em correspondência à visão do homem:

* O respeito a todas as pessoas, quaisquer que sejam suas idéias e ações, com a convicção de que a pessoa vale mais pelo que ela É do que pelo que TEM.

* A liberdade fundamental do homem, a justiça, a solidariedade e a paz como valores que enriqueçam a ação educativa, e o seu cultivo é essencial na nossa sociedade.

 

 

Direção

Irmã Lázara Rodrigues Moreira

Horário de atendimento: Segunda-feira: 8 às 11:00 e 14 às 17h

 

Entidade Mantenedora

Irmã Marilza Souza da Silva

 

Secretaria

Irmã Rosa Maria Ferreira

 

Cursos

Cursos

O Educandário Madre Güell mantém em regime de externato de freqüência mista em horário matutino e vespertino o ensino Pré-Escolar (Educação Infantil) e os dois ciclos do Ensino Fundamental (1ª à 8ª série) precedido pela Classe de Alfabetização. Juntamente com as matérias da grade curricular oferecemos o Ensino Religioso e como Línguas Estrangeiras, o inglês e o espanhol.

O magistério é exercido somente por professores de bom nível e competentes, em processo contínuo de atualização. Preparamos os alunos de modo que, ao acabar a estância no Educandário, mais do 90% conseguem ser classificados nas provas de bons colégios como: PEDRO II, MILITAR, APLICAÇÃO, CURSO MARTINS, CEFET, FEDERAL DE QUÍMICA, FIOCRUZ, etc.

Educação Infantil:dsc05099

  • Maternal I e II
  • Pré I
  • Pré II

Ensino Fundamental I:

  • 1º ano ao 5º ano

Ensino Fundamental II:

  • 6º ano ao 9º ano
Idiomas presentes no Ensino
Os idiomas presentes no Ensino do EMG

Saber se comunicar em mais de um idioma faz parte das competências profissionais básicas em nosso mundo globalizado. É um diferencial muito importante no mercado de trabalho, como também a ampliação de conhecimentos culturais.

dsc00100

Pensando nisso, o EMG oferece aos seus alunos de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental a disciplina Espanhol.  A disciplina Inglês é lecionada desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Estes dois idiomas contam com aulas dinâmicas e professores altamente qualificados, tornando o processo de aprendizagem estimulante e eficiente!

Conheça o nosso trabalho!

Faça-nos uma visita!